terça-feira, 8 de março de 2011

Idealizador da divisão do Estado diz que continua favorável dividir

08 de Março de 2011, Postado por: Sargento Conceição.
 
O ex-vereador de Sinop Waldemar Brandão que foi o idealizador do projeto para divisão do Estado de Mato Grosso no ano de 1994 disse com exclusividade ao BBNews que ainda é a favor de dividir o Estado de Mato Grosso, na época foi colocado em discussão a criação do Estado do Mato Grosso do Norte sem o Araguaia.
Em 1995 o projeto deu entrada no Congresso através de um Decreto Legislativo no mesmo ano o então deputado Silval Barbosa entrou com uma emenda pedindo que o Araguaia fosse incluído, criando então o projeto o Estado do Araguaia.
O projeto recebeu apoio do Deputado Federal Weligton Fagundes e Jorge Abreu que ajudaram o mesmo ser encaminhado ao Congresso, porém uma Lei Federal de 1994 determinou que para criação de um novo Estado seria necessário ouvir a população do Estado envolvido e não só a região que queria a divisão como era anteriormente.
O que dificultou as discussões que perderam força política em após 2002. Waldemar que ainda guarda a documentação do projeto as matérias publicadas em jornais, folderes, folhetos e entre outros documentos disse a nossa reportagem que o próprio Congresso Nacional entendeu que criar mais estados é necessário e hoje existem 07 projetos de criação de novos Estados.
“Acho que criar um novo Estado seja o Mato Grosso do Norte ou o Araguaia vai acontecer, se não vir hoje, vai vir amanhã, pois, por exemplo, o Estado do Paraná tem aproximadamente 294 km² e, é um Estado consolidado em um todo, e mato Grosso hoje tem mais de 2 milhões de km² então é um Estado continental”, disse ele.
Waldemar finaliza que o grito do povo do Norte e do Araguaia foi muito válido, “não cirou o Estado ainda, mas já olharam para nós, veio mais pontes, energia, asfalto, hospital e outras obras, eles entenderam o nosso grito e decidiram olhar para nós, mas acho que é necessário criar um novo Estado sim, eu sou favorável com certeza”, finaliza Waldemar Brandão que é pioneiro da cidade Sinop.
BBNews.com.br com Leandro Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir