quinta-feira, 10 de março de 2011

Operação prende advogado, fiscal da Sema, tabelião e mais 12 por crimes ambientais no estado; veja nomes

Foto: Olhar DiretoPrisões foram comandadas por delegado de Sinop Prisões foram comandadas por delegado de Sinop

De Sinop - Alexandre Alves
A Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, deflagrou a operação “São Tomé”, hoje de manhã, para cumprir 17 mandados de prisão em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e mais quatro cidades do interior do Estado, para prender um grupo de pessoas acusadas de venda de madeira extraída de forma ilegal.

Das 17, foram presas 15 pessoas, sendo três em Cuiabá, um em Várzea Grande, três em Sinop, três em União do Sul, um em Claudia, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Marcelândia e Tapurah. Outro empresário foi preso no Estado do Paraná.


Olhar Direto
apurou que, em Sinop, estão presos o advogado Antonio Fernandes Alves dos Santos, o empresário Jose Almir de Melo e, o engenheiro florestal e fiscal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Jackson Monteiro de Almeida, que já foi preso na Operação “Arco de Fogo”, deflagrada em 2007.

Conforme a assessoria da PJC, as investigações iniciaram em 2007, com a invasão de uma fazenda no município de União do Sul (680 km ao norte – microrregião de Sinop). Naquele município foram presos Jacondo Bedin, que é um dos pioneiros da cidade, o filho dele, Rogerio Bedin, e Antonio Paulo de Oliveira, o “Pachola”, que já atuou como auxiliar da Policia Civil de Claudia e União do Sul.


Em Peixoto de Azevedo, foi preso Antonio Pereira Guedes, o “Toninho Guedes”, tabelião e chefe do cartório do 1º oficio do município. Ele é acusado de falsificar os documentos de uma área em União do Sul, que pertenceria a Jacondo e Pachola. Por meio dessa documentação, possibilitou vender créditos de madeira no sistema da Sema para madeireiros de União, Cláudia, Marcelândia, entre outros.


As investigações, no nortão, foram comandadas pelo delegado Luis Henrique de Oliveira, de Sinop, e ele informou que aproximadamente 70% da madeira retirada no norte do Estado é comercializada de forma ilegal. O esquema teria rendido cerca de R$ 3 milhões para o grupo, com o equivalente a 1.2 mil carretas de madeira vendida.


Os presos vão responder por formação de quadrilha, espulho possessório, falsidade documental, uso de documento falso, extração ilegal de madeira, inserção de dados falsos em bancos de dados da administração pública, denunciação caluniosa, e corrupção ativa e passiva.


Lista dos nomes


Sinop

Antonio Fernandes Alves dos Santos
Jose Almir de Melo
Jackson Monteiro de Almeida
Luiz Carlos de Melo

União do Sul

Jacondo Bedin
Rogerio Bedin
Antonio Paulo de Oliveira

Peixoto de Azevedo

Antonio Pereira Guedes

Marechal Cândido Rondon (PR)

Gilmar Aliberti

Veja Também:


Operação prende 15 por fraudes ambientais no Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir