sábado, 20 de abril de 2013

Prefeitos reclamam da falta de recursos

Saúde e estradas são as principais reclamações; ministras não deram respostas aos problemas dos prefeitos

JOSI PETENGIL/Secom
Governador Silval Barbosa discursa para os prefeitos de Mato Grosso durante a abertura do Encontro Estadual de Novos Prefeitos
PRISCILLA VILELA
Da Reportagem

A alta cúpula da política mato-grossense se reuniu aos prefeitos dos 141 municípios e as representantes do governo federal - ministras Miriam Belchior e Idelli Salvatti -, no Encontro Estadual de Novos Prefeitos, ontem, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Na ocasião, os gestores das cidades de Mato Grosso aproveitaram para apontar as dificuldades enfrentadas pelos municípios e do baixo investimento do Estado e da União, mas não tiveram respostas públicas das reclamações.

O problema das rodovias do Estado foi um dos grandes pontos de debate e o governador Silval Barbosa (PMDB) aproveitou para ressaltar que nos próximos momentos de sua gestão a mobilidade será um dos focos de atuação. No entanto, ele aproveitou para reclamar que nesse setor houve pouca atuação governo federal nos últimos anos, mas que espera que a partir de agora a parceria seja retomada.

“Mato Grosso tem 30 mil quilômetros em malha viária. E o governo federal, depois de muitos anos, veio fazer a sua parte. Mas tudo que trabalhamos até agora tem dado certo”, ressaltou o governador.

Complementando as reclamações, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Valdecir Luiz Colle (PSD), alardeou sobre os baixos investimentos principalmente na área da Saúde e bradou que os municípios estão carregando praticamente sozinhos o peso de sustentar com ações, mas por não conseguiram, o setor se tornou caótico no Estado.

“É essencial que a União, com o poder econômico que lhe pertence na gestão orçamentária, e, ainda, o controle político que exerce, defina como prioridade absoluta a busca de soluções para o problema da Saúde”, declarou o presidente da AMM.

No entanto, tanto a ministra das relações institucionais, Ideli Salvatti, quanto a do Planejamento, Miriam Belchior, pouco responderam sobre os fatores apontados. Esta última até que deu um leve recado ao chefe do Executivo, afirmando que não cabia no momento discutir quem tinha atuado em cada área, porém Idelli foi mais sucinta e apenas anunciou que a União investia, sim, nos municípios.

Fórum – O encontro serviu ainda para o anúncio da criação de um Fórum de gestores federais, que possibilitará a troca de informações entre municípios de uma forma mais ágil. A intenção é de que os problemas dos prefeitos possam ser resolvidos sem que seja preciso que eles se desloquem a Brasília.

“Estamos aqui para informar e deixar uma estrutura para Mato Grosso. Queremos fazer com que esta parceria entre governo federal e prefeituras seja mais harmônica. Os prefeitos terão suporte para alcançar os recursos como o PAC, infraesturtura e educação”, pontuou Idelli.

Para o governador Silval Barbosa, este encontro visa gerar muitas oportunidades para os municípios. “Os prefeitos terão suporte para alcançar os recursos como o PAC, infraestrutura e educação”, explicou Barbosa.

Mato Grosso é o quarto Estado a promover o encontro com o governo federal. Além das palestras, os principais ministérios do governo federal fizeram atendimento individual para esclarecer as dúvidas de cada cidade nas áreas de Saúde (Funasa), Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Cidades, Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pesca e Aquicultura, Turismo e Planejamento, Orçamento e Gestão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir