terça-feira, 14 de maio de 2013

Canarana presta muitas homenagens no adeus a Luiz Cancian, seu grande pioneiro


Foto: Canarana News
A população de Canarana e diversas instituições, inclusive igrejas, estão prestando muitas homenagens ao ex-prefeito Luiz Cancian, que morreu ontem pela manhã numa UTI do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, onde estava internado desde segunda-feira, 6, com traumatismo craniano, causado pelo atropelamento de foi vítima por uma motocicleta, na Avenida do CPA. Seu corpo está sendo velado na Câmara Municipal de Canarana e será sepultado às 17 horas no Cemitério Municipal, após celebração de uma missa pelo padre Adenir.
Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores e outras autoridades de diversos municípios do leste – Água Boa, Querência, Gaúcha do Norte –  já passaram pela Câmara Municipal para dar o último adeus a Luiz Cancian. Entre os políticos que compareceram ao seu velório está o ex-governador de Goiás e ex-senador Iris Resende, que era muito amigo da família de Cancian.
Como dirigente da Cooperativa Agrícola Agropecuária Canarana Ltda. – Coopercana, Luiz Cancian foi um dos pioneiros da ocupação dos cerrados do leste mato-grossense. Num velho caminhão, ele ia a Tenente Portela buscar quem quisesse vir  para  Mato Grosso. Das primeiras 70 famílias que ocuparam os cerrados da região de Canarana, pelo menos 40 foram trazidas por Luiz Cancian no seu velho caminhão, em viagens que chegavam a demorar até 20 dias.
Luiz Cancian foi o primeiro prefeito de Canarana. Primeiro como prefeito biônico, nomeado em 1981 pelo último governador também biônico de Mato Grosso, Frederico Soares Campos que sucedeu Garcia Neto. Depois, Luiz Cancian, que era também produtor rural, foi eleito prefeito de Canarana para o período 93/96.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir