domingo, 29 de maio de 2011

Mais um agricultor é morto na Amazônia

Escrito por Renata Camargo / Congresso em Foco   
Dom, 29 de Maio de 2011 13:27
Um agricultor foi encontrado morto no assentamento agroextrativista Praialta-Piranheira, em Nova Ipixuna, no Pará, onde na última terça-feira (24) o casal de ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo (foto) foram assassinados. Santos é o quarto trabalhador morto em uma semana na Amazônia.
Segundo a Agência Brasil, a Polícia Civil do Pará afirma que o corpo do agricultor Eremilton Pereira dos Santos, de 25 anos, foi achado por uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que fazia uma fiscalização na área. Santos estava desaparecido desde quinta-feira (26).
De acordo com a polícia, o corpo tinha marcas de ferimentos a tiros e estava às margens de um lago, na área do assentamento, cerca de 7 quilômetros do local onde o casal de agroextrativistas foi vítima de uma emboscada no início da semana.
A Comissão da Pastoral da Terra (CPT) levanta a hipótese de que Santos foi testemunha da execução do casal de ambientalistas. Mas a polícia avalia que ainda não é possível vincular os dois crimes. A Polícia Federal também está na região para apurar os crimes.
Além dos três assassinatos em Nova Ipixuna, na sexta-feira (27) um líder camponês foi morto a tiros em Vista Alegre do Abunã, em Rondônia. Adelino Ramos, o Dinho, era líder do Movimento Camponês Corumbiara, e vinha sendo ameaçado de morte por denunciar a ação de madeireiros na divisa dos estados do Acre, Amazonas e de Rondônia.
Comentários (0)
Última atualização ( Dom, 29 de Maio de 2011 14:59 )
 
Polícia identifica suspeito de matar líder sem-terra em Rondônia PDF Imprimir E-mail
Escrito por Estadão.com.br   
Dom, 29 de Maio de 2011 12:44
Ozeas Vicente teria efetuado os seis disparos que mataram Adelino Ramos; há outros envolvidos
Divulgação/Polícia Civil
Ozeas é suspeito de ter atirado em Adelino Ramos
A Polícia Civil de Rondônia identificou suspeitos de participação no assassinato do líder sem-terra Adelino Ramos, o Dinho, de 57 anos. O chefe do Movimento Camponês Corumbiara foi morto na última sexta-feira, em Vista Alegre do Abunã, após ser atingido por seis tiros. Segundo a polícia, Ozeas Vicente seria o autor dos disparos, conforme provas coletadas até agora. Ainda é investigado o envolvimento de outros suspeitos.
Agentes da capital auxiliam nas buscas e investigações do crime ocorrido próximo à fronteira com a Bolívia. As autoridades de Rondônia também acionaram os Estados do Amazonas e Acre, que reforçaram o policiamento em suas divisas. A Polícia Civil afirma que já providencia o pedido de prisão temporária, caso não consiga efetuar a prisão em flagrante.
Segundo a assessoria da Secretaria de Produção do Amazonas, Dinho morava em um assentamento do Incra localizado no sul de Lábrea, o município mais desmatado do Amazonas. De acordo com informações da secretaria, o agricultor vinha recebendo ameaças de madeireiros da região...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir