quarta-feira, 1 de junho de 2011

Após reportagem, MP entra com 6 ações contra maior desmatador de MT

Escrito por Ericksen Vital Do G1 MT   
Qua, 01 de Junho de 2011 08:34
Reportagem percorreu maiores áreas de MT e flagrou desmatamento. Floresta foi derrubada usando os chamados correntões.

Correntão é usado para derrubar árvores em
Mato Grosso (Fotos: Ericksen Vital / G1 MT)

O Ministério Público Estadual entrou com seis ações civis públicas ambientais contra o fazendeiro paranaese Vademilso Badalotti, responsável pelos maiores desmatamentos ilegais registrados recentemente em Mato Grosso. A reportagem percorreu os principais desmatamentos e confirmou uma grande devastação da floresta provocada pelo uso dos chamados "correntões", que consiste em usar correntes gigantes puxadas por tratores para derrubar árvores. Atualmente, seis dos dez maiores desmatamentos do estado estão em nome do fazendeiro.
De acordo com o autor das ações, promotor de Justiça Carlos Roberto Zarour César, os desmatamentos citados na ação abrangem uma área de aproximadamente três mil hectares de vegetação nativa. Além de requerer a recomposição do ambiente degradado, por meio do reflorestamento de plantas nativas e arbóreos típicos da região existente antes da ação destruidora, o MPE pleiteia medida antecipatória para obrigar o requerido a se abster de efetuar desmatamento sem aprovação prévia do órgão ambiental competente.
“Requeremos também a condenação do requerido ao pagamento de indenização por danos materiais e morais causados. Na ação ficou evidenciado o liame causal entre a conduta e o dano ambiental constatado, sendo incontestável e absolutamente necessária a sua responsabilização civil”, afirmou o promotor de Justiça.
O valor da indenização, conforme o representante do MPE, deverá ser fixado após constatação do grau de impacto da lesão e consequências para o meio ambiente regional. Além das ações civis públicas, foram instaurados sete procedimentos criminais ambientais, sendo seis Termos Circunstanciados de Ocorrências e um inquérito policial...
Comentários (0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir