sábado, 5 de maio de 2012

PRIMAVERA DO LESTE

Prefeito é afastado pelo TJ/MT e vice já assume cargo

Getúlio Viana rebate todas as acusações apresentadas pelo MPE e afirma ser alvo de “armação” e “politicagem” devido à eleição deste ano

GERALDO TAVARES/DC
Republicano afirma que as ações formuladas pelo promotor de Justiça são “mentirosas”
KAMILA ARRUDA
Da Reportagem

O desembargador Luiz Carlos da Costa manteve sua decisão de afastar o prefeito de Primavera do Leste, Getúlio Viana (PR), por atos de improbidade administrativa. “Não vislumbro motivo para modificar a decisão agravada, logo a mantenho pelos próprios fundamentos nela deduzidos”. Desta forma, o vice-prefeito Paulo Elomar Berch (PMDB) assumiu o cargo.

O prefeito, entretanto, se mantinha no cargo até o momento por conta da decisão da juíza de primeira instância de Primavera, Viviane de Brito Rebello Isernhagen, que não acatou o pedido de afastamento.

Viana foi afastado do cargo no final do ano passado, acusado de ter fraudado um processo licitatório realizado no ano de 2008 para aquisição de transporte escolar na zona rural e urbana do município. Entretanto, antes mesmo de ser notificado, impetrou com recurso que foi indeferido na tarde de ontem (4).

De acordo com denúncia anônima encaminhada ao Ministério Público Estadual (MPE), além de adquirir ônibus velho para realizar o serviço, o republicano colocava-os em nome de terceiros e, ao fazer o pagamento aos motoristas, dava-lhes apenas uma parte, e embolsava o restante.

Viana, por sua vez, alega que o ônibus em questão já era usado desde o mandato de seu antecessor, por meio de nota de prestação de serviço. Além disso, ele afirma que o faturamento bruto mensal do veículo era de apenas R$ 6 mil, e com este dinheiro era realizado o pagamento dos motoristas, a manutenção do carro e também a conservação de combustível.

“Em nenhum momento ele [promotor] quis saber quanto se pagava por quilômetro rodado, quantos quilômetros ele rodava, quantos alunos ele transportava por dia. Ele não se preocupou com isso. Ele se preocupou com essa grande arquitetura que ele montou, que me enquadrou como chefe de quadrilha e enriquecimento ilícito”, desabafou.

Este não é o primeiro processo proposto pelo MPE contra o prefeito. Somente nesses cinco primeiros meses do ano, outras duas ações já foram encaminhadas à Justiça solicitando o bloqueio de bens e o afastamento de Getúlio.

O prefeito também é acusado de fazer promoção de sua imagem para a população primaverense, pela mídia televisiva, bem como fraudar processo licitatório realizado em 2008 para contratação de serviços de pavimentação e conservação asfáltica.

O prefeito, por sua vez, afirma que as ações formuladas pelo promotor são “mentirosas”. “Ele transformou questões normais e legais em uma arquitetura gigantesca, pronta para ser usada como um roteiro de longa-metragem de tão criativo”. Por conta disso, Viana classifica sua situação como “armação” e “politicagem”.

“Eu tenho a convicção de que existe um esquema armado pela Capital, de pessoas que têm grande poder e influência, que mandam na Assembleia há mais de 15 anos, que mandam no Executivo, que têm influencia no Judiciário, no Ministério Público, no Tribunal de Contas, na Polícia Militar, em tudo. Criou-se um círculo de influência através de dinheiro e poder. E estou sendo prejudicado porque não faço parte disso e não gosto dessas pessoas”.

As declarações ao prefeito afastado são em relação ao recém-criado Partido Social Democrático (PSD), que visa lançar candidatura própria em diversas regiões do Estado no pleito deste ano.

“Ele tem pretensão de ter seu candidato em Primavera. Mas todas essas ações querem dizer o seguinte: não se meta, vocês vão atrapalhar tudo, deixa para nós, que nós não temos nada mesmo, e queremos mandar aí. Um partido que já nasceu grande, graúdo, cheio de coisas. Motivado pela politicagem cara, mais muito baixa, que deixa a gente até envergonhado”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir