sábado, 8 de dezembro de 2012

Forças policiais garantem apoio logístico para pequenos produtores


Da Reportagem local - Lucas Bólica/ enviado especial    Postagem: Sargento Conceição
Foto: fotos José Medeiro
Forças policiais garantem apoio logístico para pequenos produtores
As forças policiais que comandam a operação de desintrusão de não-índios da demarcação indígena Xavante Marãiwatsédé garantem apoio logístico para o despejo e transporte de bens dos pequenos produtores da região, os mais afetados pelo problema.

O representante direto da Presidência da República na área de despejo, Nilton Tubino, declarou ao Olhar Direto que durante a operação, caminhões serão usados para o transporte das posses dos ‘pequenos’. “A gente vai ajudar até a levar uns gados, mas para quem tiver poucos, até uns quatro ou cinco”, afirmou ao Olhar Direto.

Os ‘pequenos’ também serão os únicos com acesso a uma nova terra. Eles estão sendo cadastrados pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária (Inca) e serão encaminhados a um assentamento na antiga Fazenda Santa Rita, local que comporta 250 famílias.

Os maiores produtores não terão acesso a uma nova terra e nem a uma indenização. Isso porque no entendimento da Justiça, os moradores da região agiram de má fé e ocuparam a área após a demarcação da terra indígena, feita em 1993.

A decisão Judicial determina que os não-índios perderão as posses dos bens deixados na área após a desintrusão. A orientação das forças policiais é de que a retirada dos materiais comece a ser feita o quanto antes.

A desintrusão ainda não começou, apesar do término do período da saída voluntária, porque os oficias de justiça não chegaram ao local. A Funai e os produtores rurais disputam a área na Justiça há cerca de 20 anos e agora o desfecho está próximo.

Os produtores contestam o laudo antropológico apresentado pela Funai para basear a demarcação indígena. Segundo eles, o documento é fraudulento e possui deslocamentos da verdadeira área Xavante. A Justiça descorda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir