quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ponte é fechada por duas horas em apoio aos moradores de Suiá Missú (veja fotos)


De Barra do Garças - Ronaldo Couto    Postagem: Sargento Conceição
Foto: Olhar Direto
A ponte foi fechada por duas horas hoje e amanhã será novamente das 09 às 11 horas
A ponte foi fechada por duas horas hoje e amanhã será novamente das 09 às 11 horas
Os produtores rurais cumpriram o que prometido. Por volta das 15 horas desta quarta-feira (12) eles fecharam a ponte sobre o rio Garças, na divisa de Mato Grosso e Goiás, interrompendo o maior tráfego de carretas entre os dois estados. Calcula-se que mais de mil carretas passam por dia pela região. Para evitar mais transtornos no centro comercial de Barra, por onde passa a BR 070, as carretas foram retidas na entrada da cidade e também na saída de Aragarças-GO. A manifesteção terminou dentro do horário às 17 horas.  

A interrupção do trânsito gerou protestos de caminhoneiros e moradores de Aragarças que queriam passar para o lado de Goiás. “Nós queremos mostrar nossa solidariedade ao povo da Suiá Missu, mas não queremos criar inimizade com o povo das três cidades”, frisou o presidente do Sindicato Rural, Rodrigo Ragiotto, se referindo aos moradores de Barra, Pontal do Araguaia e Aragarças que aguardavam pacientemente para atravessarem as pontes. A interdição foi anunciada no rádio e na TV para justamente a população se programar e evitar a travessia no período das 15 às 17 horas.  

O ruralista convidou sindicalistas, fazendeiros e vereadores para engrossarem o movimento. O deputado Adalto de Freitas (PMDB) está em Cuiabá, mas enviou uma faixa para demonstrar a sua indignação também o despejo da Suiá.

O vereador Miguel Moreira (PSD) destacou que o problema da Suiá afeta indiretamente Barra do Garças. “Tem moradores de Barra com parentes na Suiá que estão apreensivos com esse despejo”, completou. O presidente do Sintep-BG, Omar Cirino, também se solidarizou com o evento.

Do outro lado da cidade, os caminhoneiros retidos questionavam o bloqueio. “Nós também somos prejudicados com essa interdição. Eu estou longe de casa como os meus colegas e temos que entregar a carga”, ponderou Francisco Honorato da Silva, 43 anos, que está carregado com soja e pretende seguir para São Paulo.

Na mesma situação de Francisco Honorato estavam pelo menos mais cem carretas na saída de Barra para Cuiabá e na saída de Aragarças-GO. Um novo bloqueio está previsto para quinta-feira (13) das 09 às 11 horas.

A BR 158 segue com interdições em Nova Xavantina, Água Boa e Ribeirão Cascalheira. Lá, os produtores vão liberar a trafegabilidade a partir das 22 horas e devem fechar novamente amanhã cedo. Há informações que as rodovias serão fechadas também em Primavera do Leste e Rondonópolis provavelmente nesta quinta-feira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir