sábado, 12 de janeiro de 2013

Taborelli ressalta instituição para melhorar segurança pública de VG


Priscilla Silva - Especial para o Olhar Direto
Foto: Jardel P. Arruda - OD
Taborelli ressalta instituição para melhorar segurança pública de VG
O coronel Pery Taborelli, ex-comandante do Comando Regional da Polícia Militar em Várzea Grande e atual vereador no município, defendeu a instituição da meritocracia e o redesenho da segurança pública. Com 30 anos de atuação na polícia militar, o atual legislador afirma que não existe um sistema eficaz de aferição segurança pública no país.

Para Taborelli só existem duas opções para justificar as falhas existentes no setor público. “Só existem duas possibilidades, gestão incapaz e gestão fraudulenta”, afirmou o vereador.

Segundo ele a meritocracia estabeleceria a igualdade dentro do funcionalismo público. “Se estabelecer nas promoções internas o sistema de meritocracia o funcionário vai trabalhar para ser, merecidamente, promovido e remunerado. A administração do Estado tem que tornar-se mais científica para medir a produtividade, o serviço de segurança precisa ser redesenhado”.

Taborelli também ressaltou a importância de o governo ter a consciência de que “a segurança pública é problema do município, Estado e da federação. Segurança pública é inclusive inicialmente o principal, pois inclui a iluminação pública, serviço de saúde que funcione”.

Proposta
O vereador, Taborlli, aponta como um dos caminhos o a implantação do Programa de Proteção Social de Choque de Ordem. O único voltado para a segurança pública já aplicada em Mato Grosso, dentre eles está Várzea Grande.
Segundo o legislador, durante 15 anos o programa atuou em mais de 80 municípios e trouxe resultados positivos não apenas para a segurança, mas também para outros setores.

“Pra nossa surpresa, o ele [Programa] apresentou item para o Estado, aumento a arrecadação do município e Estado, diminui a demanda nos postos e pronto-socorro do município e Estado. Ou seja, ele é um programa multidisciplinar, que não só agiu na área da segurança pública, mas teve reflexo em outras áreas, por exemplo, a entrada de pessoas perfurada com arma branca, acidentados no trânsito foi reduzida e aliviou as unidades de saúde”, explicou.

Taborelli ressaltou que, em 2012, uma proposta de implantação de uma Secretaria de Proteção Social foi aprovada na Lei Orçamentária Anual (LOA) foi aprovada. “Só cabe ao prefeito implantar, se o prefeito vislumbrar que os números estatísticos que temos, ele irá ver o que o projeto apresenta para a sociedade”, frisou.

Fiscalização dos poderes
Durante a entrevista concedida ao site Olhar Direto, Taborelli afirmou que irá fiscalizar a atuação dos poderes legislativos e executivos de Várzea Grande. Para isso, o legislador conta com a ajuda grupo de pessoas de vários seguimentos e convoca a população à participar da segunda reunião do grupo, que será realizado na próxima quarta-feira (16) às 08h00 na Câmara. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir