quinta-feira, 11 de abril de 2013

Índios de 16 países virão para Cuiabá nos Jogos dos Povos Indígenas



Entre os dias 10 a 18 de outubro, cerca de 1600 indígenas disputarão dez modalidades esportivas em uma área na comunidade Sucuri.

Índios de 16 países estarão em Cuiabá para participar da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, entre os dias 10 a 18 de outubro. Cerca de 1600 indígenas disputarão dez modalidades esportivas e tradicionais presentes no cotidiano das aldeias. Arco e flecha, corrida de tora, natação, canoagem e arremesso de lanças são algumas delas.

O evento ocorre a cada dois anos e neste ano será disputado em uma área na comunidade Sucuri, na Capital, onde será montada uma estrutura semelhante a uma aldeia para realização das provas.
Durante os Jogos, será lançado os jogos mundiais indígenas, segundo o coordenador de Cultura e Esporte Tradicional Indígena, Carlos Terena. Estarão presentes no evento representantes de etnias indígenas da Austrália, Noruega e diversos países da América.>>>

-Este evento vai mostrar a importância do índio como valor histórico. Será o maior evento transcultural do Brasil - afirmou Terena.
A proposta para a edição de 2013 é reunir índios representantes de cerca de 42 etnias nacionais e estrangeiras.
- Trata-se de uma tradição iniciada por nossos ancestrais, transmitida e atualizada de geração em geração, respeitando os valores e adquirindo o dom da partilha do reencontro entre parentes. É um evento que terá como tema a celebração e não apenas a competição”, definiu Carlos Terena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir