domingo, 2 de junho de 2013

DUPLA FUNÇÃO

Deputado reacende discussão

PRISCILLA VILELA
Da Reportagem

O impasse sobre quem assumirá o comando do Estado durante uma viagem do governador Silval Barbosa (PMDB) ao exterior coloca o Executivo em uma posição vergonhosa. A análise é do deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), que ressalta ter tentado impedir casos semelhantes. 

As afirmações se referem ao fato do vice-governador Chico Daltro (PSD) não poder substituir o peemedebista, sem antes se desvincular da secretaria de Estado de Cidades, cargo que acumula. 

Para o republicano, a situação é inconstitucional e expõe o governo “ao ridículo”. “Acho isso constrangedor. Como fica agora esse processo? Isso é um constrangimento desnecessário, que expõe o governo. Virou tudo um balaio de gato”, critica. 

A dupla função de Daltro já havia sido debatida na AL, com o retorno do assunto ao plenário, Emanuel também volta a defender que o social-democrata seja exonerado. 

O republicano adianta que, nas próximas sessões no Parlamento, vai continuar a criticar a situação, além de apresentar um requerimento pedindo a exoneração, “de uma vez por todas”, de Daltro da Pasta. 

Logo quando assumiu a secretária de Cidades, Daltro encontrou resistência de alguns parlamentares pelo fato de ser vice-governador. Na ocasião, Emanuel chegou a propor um projeto de lei para impedi-lo de ser secretário. O caso gerou desconforto interno na AL e um embate ferrenho entre o republicano e o deputado José Riva (PSD), que até então presidia da mesa diretora. 

A mensagem, entretanto, não teve o apoio da grande maioria, por isso foi rejeitada. Apenas próprio Emanuel e a deputada Luciane Bezerra (PSB) votaram a favor. 

VIAGEM – A viagem de Silval ainda não está confirmada, mas a expectativa é de que ele visite a Espanha, junto com o secretário extraordinário da Copa, Maurício Guimarães, onde os vagões do VLT estão sendo construídos. 

Com o panorama político atual, há chances do deputado Romoaldo Júnior (PMDB), que assumiu a presidência no lugar de Riva, afastado do cargo após decisão do Tribunal de Justiça, assumir o governo. 

Outra chance é que Riva consiga reverter seu afastamento até a viagem. Isso se Daltro não optar em deixar a secretaria sob os cuidados de um adjunto pelo período em que será governador interino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir