sábado, 15 de janeiro de 2011

Relatório da Defesa Civil diz que Alto Boa Vista também está isolada

Relatório da Defesa Civil diz que Alto Boa Vista também está isolada
 A Agência da Notícia teve acesso com exclusividade ao relatório da Defesa Civil sobre a situação da cidade de Alto Boa Vista, após os estragos que as chuvas estão causando.
Como já havíamos antecipado consta no documento que a cidade está isolada devido ao rompimento de três encostas na BR 242 entre os km 15 e 20, apesar de maquinas trabalharem no local o trecho ainda encontra-se interditado.
O relatório aponta como causa dos transtornos a grande precipitação de chuvas intensas em um curto espaço de tempo (121,9mm de chuva em um período de 7 horas), causando enxurradas e inundações bruscas, causando o transbordamento do córrego “Chega com Jeito” e “3 Pontes”, vindo a romper a principal via de acesso BR 242, que liga Alto Boa Vista a outros municípios e a capital do Estado, destruindo pontes, deslocando bueiros, interditando o tráfego de veículos grandes e pequenos, a intensidade de chuva no mês de dezembro foi de 453,1 mm...

Em virtude do isolamento do Município, houve prejuízos para:
Psicultura, com o rompimentto de tanques, alevinos, e peixes em fase de engorda e abate escaparam; Laticínio, deixando de pegar o leite do produtor para o laticínio; Agricultura, com 18 mil sacas de grãos que não puderam ser plantados; Apicultora, a enchente levou as caixas de abelhas; Pecuária, mais de 30 produtores impedidos de produtores impedidos de comercializar seus produtos; Horticultura, toda destruída devido ao grande volume de chuvas e enchurrada; Comércio, que fica impossibilitado de realizar quantificações, contudo, houveram prejuízos pois mercadorias deixaram de ser comercializadas; Estradas destruídas em virtude da erosão causada pelo grande volume de água; Impacto ambiental causado pelo grande volume de assoreamento em córregos e rios; Atenção para o fato de que a partir de 15 de fevereiro de 2011 inicia a safra de soja, colocando em risco o escoamento de 20.000 toneladas de grãos.
Descrição dos Prejuízos Sociais:
Transporte – O rompimento das estradas e queda de pontes/cabeceiras de pontes vem causando grandes prejuízos ao Município, e aos munícipes, uma vez que inviabilizou a cadeia produtiva e o transito dos moradores. Inviabilizou o plantio de grãos, o atendimento a pacientes no distrito Estrela do Araguaia e comunidades próximas, o comércio vem sofrendo prejuízos uma vez que os produtos a serem comercializados estão sendo estocados no distrito de Estrela do Araguaia, e com a continuidade das chuvas poderá acarretar falta de alimentos, gás, combustíveis, e atendimento da saúde, educação, ação social e outros.
O trajeto que liga o Município de Alto Boa Vista a Bom Jesus do Araguaia, estrada alternativa que vínhamos utilizando, (MT 433), também se encontra interrompida por alagamento no trecho próximo ao rio mureré.
As pontes existentes no mesmo trecho estão condenadas, inclusive a que passa sobre o rio Mureré, com cerca de 30 metros, correndo risco de desabar a qualquer momento e causar uma grande tragédia. 

Comentário: Sargento Conceição. esse e o vale dos esquecidos, mais a realidade não e só nas estradas muitas cidades do vale do araguaia as ruas acabou o asfalto, esta difícil de andar ate de moto, de carro,nem se fala ,ainda mais com esses asfalto casca de ovo, conforme noticiado na alta midia do pais, isso e uma vergonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir