Reflorestar com fins ambientais e econômicos tem se mostrado uma tendência no Município de Água Boa – MT.
Espécies florestais como a seringueira, teca, eucalipto tem sido utilizadas com freqüência e com bons resultados. Somando-se as elas, surge uma nova espécie a ACÁCIA MANGIUM que vem para ocupar seu espaço, mostrando-se adaptada e com grande potencial de desenvolvimento vegetativo.
Trata-se de uma árvore da família das leguminosas que pode atingir altura final de 30 metros com crescimento anual de 6 metros. Adapta-se muito bem ao solo ácido, de baixa fertilidade e pobre em fósforo, características predominantes dos nossos solos, sob vegetação de cerrados. É uma planta rústica, de rápido crescimento com grande produção de biomassa, pouca exigente em nutrientes e tratos culturais, atingindo diâmetro comercial para uso em serrarias a partir dos oito anos.
Além da produção de madeira a acácia pode ser utilizada para produção de lenha já no terceiro ano de idade. É também utilizada para construções, portas, janelas, papel, celulose, extração de tanino, como forrageira e também na fabricação de móveis.
Apresenta ainda a vantagem adicional de ser uma grande restauradora da fertilidade do solo, reciclando 500 kg de nitrogênio/ha/ano, além de fósforo, potássio e micronutrientes...
Por tais características, a ACÁCIA MANGIUM vai muito bem nos consórcios com espécies agrícolas os chamados SAF(s) – Sistemas Agroflorestais e também na integração com pastagens – os chamados Sistemas Silvipastoris, contribuindo com a fertilização gratuita dos solos através da incorporação do nitrogênio e demais nutrientes.
Em nosso município, foram plantadas 75.000 árvores na Fazenda “Rio Pintado”, cujas plantas apresentam-se bem adaptadas com crescimento superior ao apresentado pelo eucalipto.
A ACÁCIA MANGIUM, portanto apresenta-se como alternativa viável e de baixo custo para a recuperação de áreas desmatadas e mesmo degradas, configurando-se como excelente alternativa para os produtores rurais que queiram aliar sustentabilidade ambiental com rentabilidade.
Engº. Agrônomo Luiz Omar Pichetti
Secretário de Desenvolvimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!