terça-feira, 8 de março de 2011

População aproveita feriado e admira cheia do Rio Araguaia

 O Rio Araguaia, na divisa de MT e GO, voltou a subir nesse feriado prolongado de carnaval atingindo 8 metros nesta terça-feira (8), acima dos 5 metros da cota de alerta. O espetáculo proporcionando pelo nível do Araguaia atraiu milhares de pessoas para beira do rio, onde fica o complexo turístico denominado Porto do Baé, em Barra do Garças. A maioria portando máquinas fotográficas e filmadoras para registrar o momento.

Cada um fazendo a sua previsão de até onde vai chegar o nível do rio neste ano. Os bombeiros acreditam que a enchente sequer vai atingir os quiosques. Entretanto, alguns proprietários preferem não esperar e já retiraram os equipamentos como mesas, cadeiras e freezer temendo uma cheia maior.

As duas enchentes mais recentes em Barra do Garças ocorreram em 2003, quando os quiosques e arena do Porto do Baé ficaram debaixo d’agua e o nível do rio chegou até o Bar do Caribe. A outra vez foi em 1999, o nível do rio passou dos 16 metros com o Araguaia praticamente ‘represando’ o córrego Voadeira, deixando a ponte que liga o centro ao BNH debaixo d’agua. Naquele ano, os moradores tiveram que dar a volta pelo córrego Lajedo passando pelo Jardim das Mangueiras.

O morador Odecino Miranda, 68 anos, conta que a maior enchente que ele teve conhecimento aconteceu em 1942, antes mesmo da emancipação de Barra do Garças. Naquela ocasião, o rio Araguaia chegou até o terreno onde depois foi construída a paróquia Santo Antônio e a praça da Matriz.

A previsão é que o rio continue subindo nos próximos dias conforme a previsão meteorológica para o Vale do Araguaia. As chuvas são mais intensas nas cabeceiras do rio Araguaia e Garças que se unem em Barra do Garças.

Bombeiros mantêm uma equipe no Baé para orientar a população e evitar que barcos e jet-ski entrem na água devido ao número de troncos e pedaços de pau que estão rodando nesse momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir