quarta-feira, 9 de março de 2011

Familiares de ex-prefeito preso sábado lutam para tirá-lo de presídio

Terça-feira, 08 de Março de 2011 - 21:14:55 - Autor: Ronaldo Couto - Olhar Direto

A família do ex-prefeito de Campinápolis (68 km de Nova Xavantina), Joaquim Matias Bananeiro (DEM) está lutando para retirá-lo da cadeia. Ele foi preso no sábado (5) pela Polícia Militar cumprindo mandado de segurança expedido pelo desembargador Geraldo Ferreira, presidente da 2ª Câmara Criminal de Brasília, por causa de um processo de desvio de R$ 12 mil do Fundo de Desenvolvimento da Educação (Fundef).
A filha do ex-prefeito, Clélilia Valadão, informou que o pai não desviou o dinheiro mencionado do Fundef em 2002 e, portanto, seria inocente nesse processo. Ela entende que houve excesso na prisão do pai, que foi encaminhado para um presídio de segurança máxima e que ação sequer já foi transitada e julgada. “Meu pai não estava atrapalhando a investigação”, salientou.
Sobre os processos que tramitam contra Bananeiro, Clélilia ressaltou que a metade já foi arquivada. “Esse processo do Fundef tem mais dois réus, porém somente o meu pai foi preso”, lamentou.
Bananeiro está preso desde sábado no presídio de Água Boa. O advogado da família, Cândido Teles, está tendo dificuldade para obter um habeas corpus por causa do feriado de carnaval.
O ex-prefeito está incomunicável. Bananeiro responde por sete inquéritos policiais e 42 ações cíveis e criminais ligadas ao desvio de dinheiro público. Ele teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas (TCE) e ainda possui contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Bananeiro foi prefeito de Campinápolis, de 2000 e 2004.

Autor: Ronaldo Couto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir