terça-feira, 24 de julho de 2012

Candidatos de Cuiabá se encontram para firmar ato de compromisso com transparência e cidades sustentáveis

Da Reportagem local - Jonas da Silva




Foto: Victor Cabral/Olhar Direto


Pela primeira vez nesta campanha candidatos se encontram em público para falar da gestão de Cuiabá


Pela primeira vez nesta campanha candidatos se encontram em público para falar da gestão de Cuiabá

Os candidatos Carlos Brito (PSD) e procurador Mauro Cesar Lara Barros (PSOL) foram os primeiros a chegar no ato do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT) para assinar termos de responsabilidade pelo legado de cidades-sede da Copa do Mundo 2014 e pactos pela transparência na aplicação dos recursos públicos.

O ato começou há cerca de 40 minutos, na sede do conselho em Cuiabá, uma das 12 cidades-sede da Copa. Todos os candidatos a prefeito de Cuiabá participam nesta manhã da assinatura dos documentos: Além de Brito e procurador Mauro, Adolfo Grassi (PPL), Lúdio Cabral (PT), candidato a vice-prefeito do candidato Guilherme Maluf (PSDB), que o representará no ato por motivo do tucano estar em outra agenda, e o candidato do PSB, Mauro Mendes.

Em entrevista à Imprensa, Brito disse que, se eleito prefeito, pretende "fortalecer a controladoria e a ouvidoria da Prefeitura de Cuiabá para permitir o controle dos gastos públicos".

Já o procurador Mauro afirmou que "várias das diretrizes a serem assinadas já fazem parte do programa do PSOL, como participação popular e transparência dos gastos públicos". Ele diz estar tranquilo para assinar os documentos.

Para o vice de Guilherme Maluf, João Celestino, "não basta divulgar e colocar o valor dos gastos públicos, mas é preciso que se coloque a nota fiscal, que se coloque quem fez o serviço".

O presidente do Crea-MT, Juarez Samaniego, afirmou que a Lei de Acesso à Informação (Lei Federal Nº 12.527/2011) é "um direito de todos os cidadãos ter acesso a dinheiro público que venha a favor de todos os cidadãos e à cidade sustentável".

Documentos a assinar

As instituições organizadoras pedirão aos candidatos para assinarem o "Termo de Compromisso Cidades do Esporte", "Pacto pela Transparência" e "Programa Cidades Sustentáveis".

Os pactos e termos propostos foram elaborados pelo Crea-MT, a Ong Moral, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral/Comitê Ficha Limpa de Cuiabá, Atletas pela Cidadania, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e Instituto Ethos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir