sexta-feira, 27 de julho de 2012

Um convite ao crime


Autor: Zeca Viana


No ano de 2007, o efetivo da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso era de 6.487 homens. Hoje, cinco anos depois, é de 5.920 (e neste número já estão incluídos os mais de 350 policiais emprestados a diversos órgãos e em funções que nada têm a ver com o combate à violência). Uma queda de quase 9% no número de policiais, em um período em que a população do Estado cresceu 8%.

Ou seja, enquanto a população cresce e os índices de criminalidade aumentam ano após ano, o número de policiais militares decresce. Será coincidência que o número de homicídios em Cuiabá, por exemplo, é o maior dos últimos seis anos? Será coincidência que vivemos num dos estados mais violentos do país?

Não é à toa que a preocupação número um das famílias mato-grossenses é a violência. Cidades pacatas do interior, onde há pouco tempo um simples assalto já era notícia, hoje estão recebendo a visita de quadrilhas fortemente armadas, que subjugam a polícia local, colocam mulheres e crianças na mira de metralhadoras e fogem impunemente, com dinheiro e a promessa de retornar.

Com o enfraquecimento da nossa força policial, estamos praticamente convidando os criminosos de outros estados a virem para cá. É claro que os bandidos escolhem assaltar locais onde sabem que vão encontrar pouca ou nenhuma resistência – e é isso o que vem acontecendo. Por mais preparados que estejam, o policial não tem como enfrentar quadrilhas com dez, quinze pessoas - e com armas superiores. E se nossos policiais estão desprotegidos, que dirá nossa população.

A violência em Mato Grosso atingiu níveis tais que essa questão, de longe, deveria ser a principal preocupação dos gestores estaduais, mas não é o que vemos. Parece que a matança de jovens pelo tráfico, a devastação da droga no seio das famílias, os sequestros-relâmpagos, o novo cangaço, a pistolagem e os estupros que vemos diariamente no noticiário não comovem o Poder Executivo.

Vamos continuar oferecendo a nossos policiais veículos de passeio 1.0 e armas de brinquedo? Vamos continuar deixando nossas delegacias sem a mínima estrutura de trabalho? E os presídios em que entram droga, celulares e até armas brancas, continuarão assim?

O que mais precisa acontecer para começarmos a nos mexer? Vamos esperar 2014 para realizar um novo concurso para a PM e equipar a Polícia Civil?

O clima de violência está instalado em Mato Grosso, afastando novos investimentos, inibindo o turismo, ceifando vidas e traumatizando milhares e milhares de famílias. O que mais precisa acontecer para começarmos a nos mexer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir