quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

GUARDA MUNICIPAL

Guardas começam a atuar em fevereiro

Policiais da PM que aderiram à “jornada voluntária remunerada” serão escalados para fazer parte do efetivo e atuarão nos momentos de folga 

Geraldo Tavares
Prefeito Mauro Mendes assina convênio com Secretaria de Estado de Segurança que tem como objetivo dar mais tranqüilidade à população

YURI RAMIRES
Da Reportagem

A Prefeitura de Cuiabá assinou ontem o convênio com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Polícia Militar para dar início aos trabalhos da nova pasta municipal, a de Apoio à Segurança Pública, que segundo o prefeito Mauro Mendes é um reforço ao serviço já prestado pelo Estado. 

O secretário de Apoio à Segurança, o tenente coronel da PM, Eduardo Henrique Souza, afirmou que os guardas municipais da secretaria começam a trabalhar no dia 10 de fevereiro. De acordo com Souza, os primeiros trabalhos serão concentrados em rondas nas escolas municipais e em feiras livres da cidade. 

Diferente do que havia sido apresentado no início, a guarda também fará ronda nas unidades de saúde. O secretário atribui essa nova frente há várias reclamações feitas pelos médicos e funcionários sobre a insegurança no local de trabalho. Porém, a guarda só atuará na saúde a partir do dia 24, pois as unidades serão estudadas, bem como um plano para a atuação. 

Os guardas são policiais que aderiram à "jornada voluntária remunerada", da PM. Por isso, os que se inscreveram serão escalados para fazer parte do efetivo. No momento em que estiverem de folga na polícia, atuarão como guardas do município. A remuneração vai de R$13 a R$20 reais por hora trabalhada, mas isso depende do cargo e posto oficial. Nos finais de semana e feriados serão recebidos outro valor, que ainda não foi divulgado. 

O secretário ressaltou que, por hora, em regime de urgência, também pela proximidade da Copa do Mundo, é importante a seleção pela jornada voluntária. Souza não descarta que futuramente, um concurso público possa ser feito para efetivar os guardas. Ele atribuí também, que por ser uma novidade no município, é preciso um planejamento e monitorar as ações e os resultados. 

Por enquanto a secretaria contará com 10 viaturas para ronda e com um efetivo de 150 policiais. No futuro, segundo o secretário, motos serão adotadas para as rondas escolares. O prefeito Mauro Mendes destacou que é importante fazer com que a sociedade se sinta segura, uma vez que os guardas são profissionais habilitados e eficientes em seu trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir