sexta-feira, 25 de abril de 2014

Defesa Civil nacional reconhece 24 municípios em situação de emergência pelas chuvas

De Brasília - Vinícius Tavares
Foto: Vinicius Tavares/Olhar Direto
Força-Tarefa já reuniu prefeitos atingidos na Câmara
Força-Tarefa já reuniu prefeitos atingidos na Câmara
A Secretaria Nacional de Defesa Civil já fez o reconhecimento de 24 municípios mato-grossenses em situação de emergência ou estado de calamidade por causa das fortes chuvas ocorridas nos últimos meses.

A informação é do deputado federal Valtenir Pereira (PROS-MT), que montou uma Força Tarefa para auxiliar prefeitos a cadastrarem os municípios com o objetivo de buscar recursos federais para reconstrução de pontes, ruas e bueiros.

Alta Araguaia, Arenápolis, Barra do Bugres, Carlinda, Claúdia, Colniza, Confresa, Ipiranga do Norte, Itaúba, Matupá, Mirassol D'Oeste, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Maringá, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Pontal do Araguaia, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São José do Rio Claro, São José dos Quatro Marcos, Sorriso e Terra Nova do Norte são os 24 municípios reconhecidos até então.

Leia tambémValtenir monta Força-Tarefa com prefeitos para liberar recursos da Defesa Civil a atingidos por chuvas
Valtenir credencia municípios atingidos por tragédias entre 2011 e 2013 a receber recursos da Defesa Civil

Ainda estão pendentes de análise no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil aproximadamente 21 municípios. De acordo com o deputado, o trabalho vai continuar enquanto houver demanda dos municípios.

"Com o acompanhamento de nossa equipe técnica, os municípios conseguem montar o processo de acordo com as exigências da Defesa Civil, agilizando a análise e diminuindo a incidência de retrabalho. Faço questão de acompanhar pessoalmente a tramitação dos processos em Brasília. É preciso acelerar os processos de análise e liberação dos recursos, sob pena de prejudicar os mais humildes", disse Valtenir.

Força TarefaTrinta prefeitos de cidades atingidas participaram no dia 20 de março, em Brasília, de uma reunião organizada pelo deputado federal Valtenir Pereira (PROS) com o Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e diretores da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

O objetivo do encontro foi pedir ao Ministro prioridade na análise dos processos de decretação de emergência e os planos de trabalho, visando a rápida liberação de recursos federais para mitigar as dificuldades vividas pelos municípios, que enfrentam problemas ocasionados pelas fortes chuvas que caíram em Mato Grosso neste início de ano.

No encontro ficou decidido que cada cidade montará o seu próprio processo para que seja analisado e viabilizado os recursos de acordo com as peculiaridades e demandas próprias do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir