quinta-feira, 22 de maio de 2014

Mesmo preso na Papuda, Riva é aclamado em encontro de prefeitos como 'o grande municipalista de MT'

Da Redação - Laura Petraglia
Foto: Maurício Barbant/ Da Assessoria
Mesmo preso na Papuda, Riva é aclamado em encontro de prefeitos como 'o grande municipalista de MT'
Mesmo preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, em decorrência da quinta fase da Operação Ararth, o deputado estadual José Riva (PSD), foi aclamado durante a abertura do 31º Encontro de Prefeitos de Mato Grosso, como ‘o grande municipalista’.

“Não há legado maior para as Prefeituras que esse projeto de lei de autoria de José Riva que destina 50% dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) para os municípios a partir de 2015. Serão ao todo mais de R$ 500 milhões para que os prefeitos possam investir em logística. Só quem vive a realidade desse governo sabe o que os municípios têm passado com a falta de recursos. Não há como deixar de homenagear esse que é o grande municipalista do estado ”, disse em seu discurso e ovacionado pelos demais prefeitos, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho do Posto (PSD).

Banco pirata de Mendonça abastecia campanhas eleitorais e compra de vaga no TCE
Governador Silval Barbosa teve que pagar R$ 100 mil de fiança por posse ilegal de arma
Deputado Riva e ex-secretário Eder Moraes são presos pela Polícia Federal; busca e apreensão no gabinete de Silval
Riva também foi lembrado na fala do deputado federal Eliene Lima (PSD), que falou de projetos como o do Fethab e também do que proíbe a implantação de praças de pedágio em rodovias turísticas. “Não poderia deixar de homenagear esse grande municipalista, desejar que tudo isso seja resolvido logo e que ele esteja entra nós o mais rápido possível”, discursou Eliene, cuja fala foi referendada com palmas pelos gestores que o ouviam.

O presidente do PSD, vice governador Chico Daltro, também discursou nesse sentido. Com uma programação extensa de palestras e debates, começou nesta quinta-feira (22) e vai até sábado (24) o 31º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, cujo tema é Municípios Fortes, Mato Grosso Sustentável. A programação também inclui o 13º Encontro de Primeiras-damas, a 1ª Expo Mato Grosso, o 5º Workshop de Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo e o 4º Encontro Sul Americano de Cultura Popular. Riva seria um dos palestrantes do evento
Entenda a prisão do parlamentar:

A Polícia Federal encontrou indícios de que o deputado estadual José Riva, ao se beneficiar da instituição financeira informal operada por Junior Mendonça, teria obtido vantagem ilícita e ocultou recursos dela. Por isso, tanto a casa do parlamentar quanto seu gabinete na Presidência da Assembleia Legislativa foram alvos de busca e apreensão nesta terça-feira.

O deputado José Riva foi preso para evitar que, assim como o ex-secretário Eder Moares, pudesse atrapalhar as investigações do esquema. Para argumentar sobre o poder de influência que Riva exerceria no Estado, a fim de conseguir a prisão, a PGR exemplifica que mesmo afastado da Presidência da Assembleia por decisão judicial, Riva continuava a exercê-la de modo “ostensivo e afrontoso”.

“A meu sentir, efetivamente, se mantido em liberdade, [Riva] procurará mobilizar todos os meios a seu alcance para obstruir a elucidação da verdade, criando risco concreto para o êxito da investigação”, despacha Toffoli.

A quinta etapa da Operação Ararath, deflagrada pela Polícia Federal em Cuiabá, deu uma noção do tamanho do esquema investigado em Mato Grosso contra crimes de lavagem de dinheiro e corrupção. A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli revela o funcionamento de uma instituição financeira “pirata” que abastecia campanhas eleitorais, “presenteava” autoridades e viabilizava até a compra de vagas no Tribunal de Contas do Estado. O “banco clandestino” ainda auxiliava seus tomadores na ocultação da origem de recursos recebidos por empresas privadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir