domingo, 15 de julho de 2012

Maluf e Brito se tornam preferidos de parte de candidatos do PDT; Kamil fala em reunião para analisar caso

Reportagem local - Jonas da Silva


Foto: Olhar Direto

Maluf e Brito se tornam preferidos de parte de candidatos do PDT; Kamil fala em reunião para analisar caso


Uma parte dos vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT) estaria em contato com os candidatos adversários de Mauro Mendes (PSB) em Cuiabá, os concorrentes Guilherme Maluf (PSDB) e Carlos Brito (PSD).

Consultado, o presidente da Comissão Provisória da sigla em Cuiabá, Kamil Fares, diz que o assunto existe e o partido vai se reunir nesta segunda-feira (16) para decidir sobre um caso de vereador desertor.

"A informação que tenho é que tem um vereador que pede voto para o Maluf. Vamos reunir amanhã a Comissão Provisória e discutir isso", revela. Ele diz existir gente de todo tipo de comportamento nos partidos, mas sugere até avaliação psicológica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) para escolha e registro de candidatos.

"Sinto muito, mas essas pessoas deixaram de ter direito moral de representar alguém. O TRE deveria falzer avaliação psicológica e psicotécnico para ver se tem capacidade psíquica de representar a população. Nós não fazemos teste psicotécnico quando tira carteira habilitação?", resigna-se

Maluf confirma o interesse, já Brito preferiu não polemizar e diz, por meio de assessoria, "não existir nada nesse sentido". O PDT do senador Pedro Taques tirou em convenção coligar-se com o candidato do PSB.

Em contato com a assessoria do empresário Mauro Mendes ele informou que não tem conhecimento sobre o assunto e nem irá se manifestar, pois quem deve resolver isso é o próprio partido.

Fontes

Três fontes ouvidas pelo Olhar Direto, duas delas anônimas, confirmam o movimento comum de época eleitoral. Nesta semana, a reportagem mostrou a infidelidade de vereadores.

"É verdade. No início de campanha começa ter isso sempre, depois acomoda. Fui procurado por alguns candidatos a vereador, não só desse partido, mas de outros. Uns dois ou três", responde o tucano quando perguntado sobre concorrentes do PDT que o teriam procurado.

"Correto, fui procurado", reafirma, diante da insistência da reportagem. Ele não quis declinar as outras siglas que o procurou.

Outra fonte que pediu reserva, foi mais enfática. "O Mauro fez reunião com os candidatos do PDT e ficou acertado santinho para propaganda, o que é normal", diz "Eles teriam reunião para definir de vez essa situação, a coisa está feia".

Uma terceira fonte reforça. "O Mauro está com a ideia de que pode ganhar, então os vereadores não têm tanto apoio. Eles receberam acordo de 50 mil 'santinhos' e 50 litros de gasolina por semana. Normalmente o candidato quer 300 mil santinhos impressos e 300 litros de gasolina", aponta a fonte sobre motivos de eventual desavenças.

Histórico

Embora Brito não tenha se pronunciado sobre o caso, é notório que algumas lideranças do partido tem boa relação com ele e poderiam apoiá-lo, mesmo com o PDT em outra coligação.

Elas foram conquistadas na época em que ele era da sigla, no início da década de 1990, quando o ex-governador Dante de Oliveira foi prefeito de Cuiabá e posteriormente em 1994 se elegeu ao governo e Brito era vereador.

É do mesmo período em que o atual candidato do PSD foi presidente da Câmara de Cuiabá e até assumiu a Prefeitura de Cuiabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir