quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

CHAPADA DOS GUIMARÃES

Sem espaço, Justiça libera presos

ALECY ALVES
Da Reportagem

A Justiça de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá) libertou sete presos que respondem por crime de furto e transferiu outros cinco por falta de vaga no presídio da cidade. Mais oito detentos, que também acusados de furto (arrombamento de residência, por exemplo), devem ganhar a liberdade nos próximos dias. 

A juíza substituta da Vara Criminal, responsável por essas medidas, Glenda Moreira Borges, explicou que a unidade prisional está superlotada, com mais do dobro da capacidade, e não oferece condições físicas e de atendimento. 

Construído com apenas 24 vagas, atualmente o presídio abriga 58 reeducandos, incluindo provisórios (que aguardam julgamento) e sentenciados. 

Glenda Moreira destaca que entre os que receberam alvará de soltura, estão detentos que cumpriam pena em regime semiaberto, ou seja, passavam o dia fora e dormiam na cadeia, por falta de albergue prisional, como prevê esse regime de progressão de pena. 

A iniciativa, esclarece a juíza, é uma tentativa de esvaziar a cadeia e mantê-la em condições mínimas de assistência para que não venha a ser interditada. Ela lembra que o Ministério Público Estadual já pediu a interdição do local e o encaminhamento pode agravar a situação. 

Vale lembrar que desde 2010, pelos mesmos problemas – superlotação e falta de estrutura física -, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT), também pediu a interdição do prédio. 

Glenda reconhece que sua decisão pode ser recebida negativamente pela população local, mas diz que era a única saída. “O Estado não está dando apoio”, reclamou, numa referência à falta de projeto para uma nova ou ampliação da cadeia, além da ausência de albergue. 

A Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos informou, por meio da assessoria de imprensa, que desconhecia a liberação de presos. 

A única medida do conhecimento do órgão são as cinco transferências de presos para a Penitenciária da Mata Grande, no município de Rondonópolis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir