sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Pedro Taques derrama elogios a prefeitos, mas não resolve impasse do Fethab nem fixa datas de repasses para saúde e educação



Pedro Taques derrama elogios a prefeitos, mas não resolve impasse do Fethab nem fixa datas de repasses para saúde e educação

0 comentário
Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco
Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto
Pedro Taques derrama elogios a prefeitos, mas não resolve impasse do Fethab nem fixa datas de repasses para saúde e educação
Os mais de 100 prefeitos que superlotaram o auditório do Hotel Business Prime durante a posse do novo presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga (PSD), não ouviram do governador José Pedro Taques (PDT) o que desejavam: quando e quanto receberão do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e, ainda, as datas sobre os repasses dos Fundos da Saúde e da Educação (Transporte Escolar). Embora tenha sido aplaudido por prometer “realizar uma operação de soma e não de divisão”, ele frustrou a expectativa dos que imaginavam um sentido prático para o encontro.
Leia também: Neurilan detona gestão Silval e cobra respeito de Taques durante posse na AMM

“Eu não vim debater a divisão do Fethab. Vim propor a soma... soma de esforços por Mato Grosso, porque isso é bom para todos”, afirmou ele. “Não falo em divisão do Fethab e, sim, em debater a aplicação do Fundo. Mais do que divisão, necessitamos de união”, observou o governador.

“Colocamos em dia o repasse da saúde para 125 municípios e vamos regularizar os demais brevemente”, afiançou Pedro Taques. “Regularizamos também o repasse do transporte escolar. E vamos avançar a discussão para que os valores sejam repassados por quilômetro rodado, o que vai fazer justiça”, projetou o governador.

O formato da convocação de Taques não provocou dicotomia, mas também não agradou à maioria dos prefeitos. “É evidente que muitos prefeitos esperavam tratamento direto e objetivo sobre temas tão importantes. Por exemplo: o governador poderia anunciar que, durante o seu mandato, o Fundo Estadual da Saúde será depositado no dia ‘X’ e o transporte escolar no dia ‘Y’, no valor correto, em conta de cada prefeitura”, avaliou o prefeito Valdecir Luiz Colle, o ‘Chiquinho do Posto’ (PSD), de Juscimeira, que acabava de passar o comando da AMM para o sucessor.

“Talvez o governador tenha perdido a oportunidade de demonstrar, na prática, a firmeza do seu discurso, marcando datas corretas para honrar com os municípios. Deveria ter fixado dia 10 de cada mês para o transporte escolar e, então, dia 20 de cada mês para a saúde. Mas é possível avançar”, ponderou o prefeito Pedro Tercy (PSD), de Denise, para a reportagem do Olhar Direto.

Algumas críticas ácidas de prefeitos não estão sendo publicadas porque os autores solicitaram anonimato. Desta forma, a editoria do OD considerou prudente não torná-las públicas.

Pedro Taques disse que recebe todos os prefeitos sem olhar matiz ideológica ou partidária. “Quando chega um prefeito, mesmo sem marcar agenda, eu atendo. Sei que vem de longe e tem de ser recebido. Passei a ordem para todos os secretários”, avisou o governador. Ele afiançou que, na próxima semana, atualiza os repasses de óleo diesel e emulsão para tapa-buracos nas rodovias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir