quinta-feira, 7 de abril de 2016

Gilmar assume TSE pela 2ª vez, cita tensão no país e desafio de eleições


Gilberto Leite/Rdnews
gilmar mendes_gilberto leite (6).jpg
O ministro mato-grossense Gilmar Mendes assume pela segunda vez a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ele foi eleito hoje (7) pelo Pleno e dividirá o comando com o ministro Luiz Fux, que será o vice-presidente. A posse de ambos será em 12 de maio.
À Folha de S. Paulo, Gilmar disse que o país enfrenta um momento de tensões exacerbadas e terá as eleições municipais mais desafiadoras por causa do número elevado de candidatos, com peculiaridades da nova legislação. Essa é a segunda vez que ele comanda TSE, a primeira foi nas eleições de 2006.
Processo contra Dilma
Além de estar à frente da Justiça Eleitoral nestas eleições municipais, na qual segundo dados do TSE, estima-se que mais de 400 mil candidaturas, Gilmar Mendes será o responsável por comandar também a análise das quatro ações que pedem a cassação da presidente Dilma Rousseff (PT) e do vice Michel Temer (PMDB).
Dilma e Temer são acusados de abuso de poder econômico pela oposição e há ainda suspeita de que recursos desviados da Petrobrás tenham ajudado a financiar a reeleição da petista. Caso o Pleno entenda que houve crime eleitoral, ambos perdem o mandato e uma nova eleição deve ser convocada.
Há, inclusive, uma corrente da oposição que inclusive defende este recurso como o mais viável para o país, evitando assim, que o vice assuma o comando do Brasil, caso o processo de impeachment resulte na saída de Dilma do governo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

  ©PV Campinápolis - Direitos Reservados.

Layout Desenvolvido por Gardenya Barbosa | Subir